Blog

Espectro da Visão do Cão

Postado por:

Os cães são menos dependentes do seu sistema visual do que os seres humanos. No entanto, certas raças (incluindo retrievers sighthounds e cães pastores) foram criadas para detectar presas em movimento, desta forma este tipo de cães são mais hábeis visualmente do que a maioria das outras raças.

É importante lembrar que os cães vêem o mundo de uma perspectiva totalmente diferente do que as pessoas. Se quisermos ver o mundo do ponto de vista de um cão pequeno, deite-se no chão e veja o quão grande o mundo se parece.

Os seres humanos podem ver cerca de 180 graus em torno deles, já os cães podem ver aproximadamente 250 graus. Os cães são capazes de ver até quatro vezes melhor do que os seres humanos em condições de pouca luz, porque as suas retinas vêem principalmente em tons de cinza.


Os cães têm o que é conhecido como visão dicromática, significa que eles são capazes de ver em tonalidades de amarelo e azul, mas não em tons de vermelho para verde. Então, quando brincamos com um brinquedo vermelho na relva verde do quintal, o cão não está a ser estúpido – ele não consegue vê-lo!

Os cães têm pupilas grandes, para que cada vez que olhem à distancia, eles possam focar claramente os objectos no centro do seu campo de visão. Tudo o resto em torno do centro está embaciado. Eles conseguem ver detalhes somente a uma distância máxima de 6 metros, ao passo que uma pessoa com boa visão pode vê-los a 22 metros.

Ferramentas especializadas, tais como canais de TV como DogTV que são pensados especificamente para serem assistidos por cães, estão agora disponíveis na maioria dos mercados. Estes canais aplicam a nossa compreensão relativamente recente do que cães podem e não podem ver na sua programação, usando para isso o seu expectro de cor.

Veja como o seu cão!

Com o upload duma imagem

Faça aqui o teste

0
  Posts relacionados
  • No related posts found.

Adicionar um comentário