Existem dispositivos que emitem um ruido numa determinada frequência, sprays de citronela, garrafas com água, latas com ar comprimido, coleiras com choques, ou vibrações, existe um sem numero de produtos e técnicas anunciados em sites da “especialidade” e ensinados por “profissionais” para interromper um comportamento indesejado.
Mas, será que são soluções a ter em conta? Será bom? O cão irá aprender? Qual é o ponto de vista cientifico e prático deste problema do dia-a-dia?
Vamos imaginar que iniciou um novo trabalho, tem um bom salário, existe um bom ambiente no escritório, as pessoas ao seu redor são muito afáveis. Porém e ao fim de vários meses, ainda não teve qualquer formação. Todos parecem gostar da sua presença, e por isso ninguém se preocupa. Um dia, é convidado para fazer uma apresentação a um cliente muito importante. E quando começa a sua apresentação, o seu supervisor começa a gritar consigo, e diz que está tudo errado.
Claro, que acaba por interromper a sua apresentação, e vira-se de costas para si a falar em particular com esse tal cliente.
E agora? O que é que deve fazer diferente na sua próxima apresentação?
Não sabe? O seu cão também não sabe, quando são usadas técnicas aversivas para interromper o seu comportamento indesejado.
Agora um exemplo sobre a educação do seu cão:
O seu cão salta para as visitas, e você diz que não, grita com o cão, espeta-lhe os dedos no pescoço, dá-lhe com o joelho, manda-lhe água, ou usa uma garrafa de spray. Qual destas abordagens ensinam ao seu cão o que VOCÊ QUER? Pois…nenhuma delas! Todas elas ensinam o que você NÂO QUER.
Isto acontece porque, interromper o comportamento indesejado com uma técnica aversiva não é o mesmo que ensinar o bom comportamento.
Eventualmente poderá funcionar, veja o seguinte comentário de um tutor que usou água, para evitar que o seu cão ladrasse a outros cães na rua:
Outubro, 28 – Funcionou muito bem com o meu cão!
Dezembro 6 – Só funcionou durante algumas semanas.
Os vídeos de educação de cães que pode ver online, ensinam na sua grande maioria a interromper o comportamento indesejado, e são repetidamente exibidos como prova que a técnica ou o produto funciona.
Às vezes com alguns cães, estes produtos ou técnicas até podem ter uma eficácia a longo prazo, uma vez que para eles a técnica usada foi tão violenta que o cão evita exibir esse comportamento para o resto da sua vida. Às vezes…
Na maioria das vezes, o cão aprende a não exibir o comportamento quando o tutor está presente, mas continua a saltar, roer, ou a ladrar quando o tutor não está. É muito fácil interromper o comportamento de um cão saltar para a mesa, basta para isso, mandar-lhe umas boas borrifadelas de água, sempre que o fizer, e quando quiser coloque a garrafa no centro da mesa, vai ver que o seu cão ficará deitado a seus pés, como um tapete de pelo numa sala, e nem vai dar por ele. Agora experimente retirar a garrafa… pois é, o seu cão voltará a saltar para a mesa.
Evite esta forma de ensinar o seu cão, tudo isto gera ainda mais frustração e ansiedade, o que tornará inevitavelmente os problemas ainda maiores, e ainda, gerar novos problemas.
Assim, em vez de desperdiçar o seu dinheiro em produtos ou técnicas “profissionais” que às vezes trabalham em alguns cães, opte pelo caminho mais eficiente, isto é, aprenda a comunicar eficazmente o que você quer com QUALQUER cão.
E lembre-se, não interrompa comportamentos, ensine bons comportamentos!
Deixamos um video que nos parece divertido, e que poderá fazer com o seu cão de uma forma saudável;
link