NÃO INTERROMPA COMPORTAMENTOS, ENSINE BONS COMPORTAMENTOS

Existem dispositivos que emitem um ruido numa determinada frequência, sprays de citronela, garrafas com água, latas com ar comprimido, coleiras com choques, ou vibrações, existe um sem numero de produtos e técnicas anunciados em sites da “especialidade” e ensinados por “profissionais” para interromper um comportamento indesejado.

Mas, será que são soluções a ter em conta? Será bom? O cão irá aprender? Qual é o ponto de vista cientifico e prático deste problema do dia-a-dia?
Vamos imaginar que iniciou um novo trabalho, tem um bom salário, existe um bom ambiente no escritório, as pessoas ao seu redor são muito afáveis. Porém e ao fim de vários meses, ainda não teve qualquer formação. Todos parecem gostar da sua presença, e por isso ninguém se preocupa. Um dia, é convidado para fazer uma apresentação a um cliente muito importante. E quando começa a sua apresentação, o seu supervisor começa a gritar consigo, e diz que está tudo errado.
Claro, que acaba por interromper a sua apresentação, e vira-se de costas para si a falar em particular com esse tal cliente.
E agora? O que é que deve fazer diferente na sua próxima apresentação?
Não sabe? O seu cão também não sabe, quando são usadas técnicas aversivas para interromper o seu comportamento indesejado.
Agora um exemplo sobre a educação do seu cão:
O seu cão salta para as visitas, e você diz que não, grita com o cão, espeta-lhe os dedos no pescoço, dá-lhe com o joelho, manda-lhe água, ou usa uma garrafa de spray. Qual destas abordagens ensinam ao seu cão o que VOCÊ QUER? Pois…nenhuma delas! Todas elas ensinam o que você NÂO QUER.
Isto acontece porque, interromper o comportamento indesejado com uma técnica aversiva não é o mesmo que ensinar o bom comportamento.
Eventualmente poderá funcionar, veja o seguinte comentário de um tutor que usou água, para evitar que o seu cão ladrasse a outros cães na rua:

Outubro, 28 – Funcionou muito bem com o meu cão!

Dezembro 6 – Só funcionou durante algumas semanas.

 

Os vídeos de educação de cães que pode ver online, ensinam na sua grande maioria a interromper o comportamento indesejado, e são repetidamente exibidos como prova que a técnica ou o produto funciona.
Às vezes com alguns cães, estes produtos ou técnicas até podem ter uma eficácia a longo prazo, uma vez que para eles a técnica usada foi tão violenta que o cão evita exibir esse comportamento para o resto da sua vida. Às vezes…
Na maioria das vezes, o cão aprende a não exibir o comportamento quando o tutor está presente, mas continua a saltar, roer, ou a ladrar quando o tutor não está. É muito fácil interromper o comportamento de um cão saltar para a mesa, basta para isso, mandar-lhe umas boas borrifadelas de água, sempre que o fizer, e quando quiser coloque a garrafa no centro da mesa, vai ver que o seu cão ficará deitado a seus pés, como um tapete de pelo numa sala, e nem vai dar por ele. Agora experimente retirar a garrafa… pois é, o seu cão voltará a saltar para a mesa.
Evite esta forma de ensinar o seu cão, tudo isto gera ainda mais frustração e ansiedade, o que tornará inevitavelmente os problemas ainda maiores, e ainda, gerar novos problemas.
Assim, em vez de desperdiçar o seu dinheiro em produtos ou técnicas “profissionais” que às vezes trabalham em alguns cães, opte pelo caminho mais eficiente, isto é, aprenda a comunicar eficazmente o que você quer com QUALQUER cão.
E lembre-se, não interrompa comportamentos, ensine bons comportamentos!
Deixamos um video que nos parece divertido, e que poderá fazer com o seu cão de uma forma saudável; link

Deixe um comentário

Dip. TC-DOGGA • Diploma de Treinador de Cães •

Dias
Horas
Minutos
Segundos
  • 5% desconto até 8 agosto
  • 10% desconto até 8 julho