Certificações

1

 Para que é importante uma certificação ?

 

Satisfação pessoal! Com uma certificação, sabemos que fomos testados e que passamos nos rigorosos padrões de conhecimento e técnicas de treino com cães com base cientifica, em instituições de referência.

Continuação da aprendizagem! Conseguir uma certificação é muito dificil, manter uma certificação pode ser ainda mais dificil, é preciso estar muito motivado, ter a humildade suficiente para continuar a aprendizagem ao longo da vida, e demonstrar a cada renovação que continuamos atualizados sobre ciência e as respectivas técnicas da profissão de treinador ou de comportamentalista.

Qualidade na obtenção de resultados! Vivemos numa época onde o acesso à informação é fantástico, porém, sabemos que “academic knowledge” não é o mesmo que “youtube knowledge”, existem muitos profissionais que reclamam créditos nesta area, da educação e ou modificação comportamental de cães, e que não apresentam os resultados que são esperados pelos tutores porque não possuem qualquer tipo de qualificação, é por isso, que existem as certificações. As certificações fazem uma grande diferença para os grupos sociais e são uma garantia de qualidade, profissionalismo e satisfação. Cada vez mais, se procuram os melhores técnicos ou académicos, e os clientes na sua grande maioria já estão informados sobre isso, as certificações ainda ajudam a educar o público para a necessidade de procurar profissionais certificados e reconhecidos internacionalmente, apesar da profissão ainda nao se encontrar regulamentada em Portugal.

Profissionalizar a área! A certificação representa um passo individual em direcção a um futuro, só os profissionais qualificados são autorizados a chamar-se treinadores de cães, ou comportamentalistas.

Como pode saber se o profissional é certificado? Os institutos de referencia mundial, possuem SIGLAS, por isso, um profissional qualificado depois do seu nome ostenta com orgulho cada uma das suas siglas, Ex: Pedro Runa IMDT PPG AABP APDT

2

Individuais ou em grupo ?

 

Certificações para um grupo ou empresa, são muito usadas porque além de baratas não necessitam de um exame real de conhecimentos.

Certificações individuais, são muito exigentes em termos académicos teóricos e técnicos, e são renovaveis por periodos nunca superiores a dois anos.

3

Porque certificar um treinador de cães ?

 

Estabelecer um programa de certificação fortalece a reputação de uma profissão. Embora ter cumprido com sucesso um programa de certificação, não seja uma garantia de sucesso nos resultados, a certificação diz ao cliente, que o profissional em questão, procurou um programa de certificação, testou os seus conhecimentos e foi aprovado.

4

Que matérias são abordadas numa certificação ?

 

Antrozoologia, métodos de ensino de tutores e de cães, ciência da aprendizagem dos cães, etologia, comportamento animal, ambiente, factores de influencia, equipamentos, técnicas, aplicação de modalidades, politicas de treino e código de ética.

As certificações técnicas da Dogga Academy for Dogs, são individuais e renovaveis.

5

Um comportamentalista ou um treinador tem a mesma certificação ?

 

Um comportamentalista é um académico, um investigador, e uma pessoa ligada invariavelmente à ciência da aprendizagem dos cães, normalmente é “aquele chato” que procura saber todos os detalhes que originam os comportamentos, quer saber sobre os antecedentes e as consequencias, e procura soluções para os alterar. Esta análise é fundamental para o sucesso da modificação comportamental. Um comportamentalista sabe que os comportamentos estão no ambiente, não estão no individuo! Por isso é muito importante para ele alterar o ambiente interno ou externo de forma a termos as alterações favoraveis no ambiente e claro no comportamento. A certificação destes profissionais é mais dificil de obter, pois exige uma compreensão muito mais académica do que técnica.

Um treinador é um técnico, identifica o problema e arranja soluções práticas eficazes para o solucionar. Deve ser criativo no ambiente, objectivo na análise e no alcance dos resultados, simpático e compreensivo com os tutores, calmo com os cães, rápido na mecânica, e organizado nos detalhes. A certificação destes profissionais é mais fácil de obter, uma vez que a mesma se centra muito na questão técnica.

6

Um veterinário pode ajudar-me no comportamento do cão ?

Primeiro é importante entender que um veterinário é um fisiologista, isto é, especialista em saúde animal, não é um comportamentalistaespecialista em comportamento animal!

Um veterinário pode de acordo com a sua experiencia ajudar em questões simples, porém quando os problemas são graves, ou os conselhos que forem dados pelo profissional em saúde animal não resolverem o problema, deverá consultar um comportamentalista.

Os veterinários têm na sua formação académica uma cadeira de Etologia, um semestre, um total de 60 horas. Nesta cadeira tem de estudar do ponto de vista da ciencia da etologia, o comportamento de várias espécies; passarinhos, rãs, cavalos, coelhos, tartarugas, ovelhas, cabras, bovinos, cães, macacos, gatos, exóticos, etc… por isso, podem não ser a melhor opção para resolver problemas de educação ou comportamentais do seu cão.

Certificações dos Cães de Terapias Assistidas – TAA

Parceiros

Distinções